A Prefeitura de Salvador dará início às obras de requalificação do Mercado Modelo, um dos símbolos do comércio e do turismo da cidade, situado na Praça Cairu, nesta quinta-feira (17), após uma série de polêmicas. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Bruno Reis às 9h, no próprio local.
Desde o início do projeto, os permissionários do local não concordaram com a requalificação. Na última manifestação, os comerciantes se recusaram a desocupar o ponto turístico até o fim de fevereiro, como havia pedido a Prefeitura para o começo das obras.
Agora, segundo Analu Garrido, presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), as obras serão iniciadas em acordo com os permissionários. Com isso, metade dos comerciantes, 112 pessoas, vão para uma tenda que fica aos fundos do mercado, e a outra metade continuará no ponto turístico.
“Nós chegamos a um acordo, não totalmente o que nós queríamos, mas numa guerra a gente sabe que não existe só vitórias. Junto com o prefeito a gente está tentando equacionar para que os permissionários não fiquem tão prejudicados”, diz Analu.
A prefeitura afirma que divulgará na quinta-feira os detalhes das etapas da obra e o funcionamento do equipamento no período das intervenções.
Com investimento de R$12 milhões, a requalificação será executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).